Considerações sobre o conceito do blog

O objeto primeiro deste blogue é conceituar a natureza da crise econômica, política e social em curso, através da análise do conteúdo intrínseco da negatividade da forma valor, relação social abstrata que se estabelece e se reproduz através da mercadoria e do dinheiro (mercadoria especial e equivalente geral), suas expressões materializadas, bem como a necessidade inadiável de sua superação como instrumento de emancipação humana e contenção dos crimes ecológicos contra a humanidade e o planeta Terra.

Recomendamos a leitura do artigo "Nascimento, vida e morte da forma valor" como forma
de entendimento do conceito do blogue.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Os presos políticos cubanos

Quem tem medo da opinião? O poder. A política, sendo o construto de acesso jurídico-institucional do poder, teme a opinião de oposição, que é sempre intolerável, mesmo quando hipocritamente tolerada pelos mandatários em função de cânones estabelecidos. É, entretanto, muito mais abertamente intolerável quando, a estrutura de aceso ao poder, é verticalmente centrada num partido único e os mandatários se julgam os donos da verdade e da justiça. Em Cuba de Fidel sempre se praticou o capitalismo de Estado, que é a forma mais concentrada da dinâmica capitalista, com extração de mais-valia feita por empresas estatais, e justamente por isso fadada ao insucesso de longo prazo na concorrência de mercado onde está globalmente inserida e, concomitantemente a isso, Cuba convive com uma ditadura política em nome do proletariado e da igualdade, esta última nivelada por baixo.

domingo, 11 de abril de 2010

À esquerda, do quê?

O conceito de esquerda nasceu no parlamento francês, quando os oposicionistas ao sistema monárquico na Assembléia Nacional Constituinte de 1789, sentavam-se do lado esquerdo em relação à mesa diretora. A oposição, assim posicionada, tinha postura anticonservadora, dita progressista, que passou a configurar o amplo espectro de forças políticas denominadas de “esquerdas”.