Considerações sobre o conceito do blog

O objeto primeiro deste blogue é conceituar a natureza da crise econômica, política e social em curso, através da análise do conteúdo intrínseco da negatividade da forma valor, relação social abstrata que se estabelece e se reproduz através da mercadoria e do dinheiro (mercadoria especial e equivalente geral), suas expressões materializadas, bem como a necessidade inadiável de sua superação como instrumento de emancipação humana e contenção dos crimes ecológicos contra a humanidade e o planeta Terra.

Recomendamos a leitura do artigo "Nascimento, vida e morte da forma valor" como forma
de entendimento do conceito do blogue.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A odisséia do dragão da maldade

Toda a atividade humana, hoje, tem que passar pelo “buraco estreito do fundo da agulha do mercando para se viabilizar” (Robert Kurz). Essa feliz metáfora exemplifica, de modo didático, que a vida humana, atualmente, depende da capacidade de reprodução do valor na vida mercantil. A dinâmica da lógica mercantil exige, necessariamente, um nível de produtividade somente acessível aos meios de produção que utilizem alta tecnologia e condições favoráveis de produção de mercadorias, onde o trabalho humano, a única fonte geradora de valor, é cada vez mais dispensável. Assim, reduz-se a massa global de mais-valia necessária ao alimento da vida mercantil, que ora definha, e ficam, por conseqüência, seriamente ameaçados, tanto a vida social como a própria vida humana sobre a face do Planeta Terra.


Os analistas midiáticos mais superficiais costumam colocar nos ombros da “ganância insaciável e irresponsável” do sistema financeiro a culpa pela crise econômico/financeira. Ocorre, entretanto, que a crise financeira, mesmo que se admita a existência de todos esses fatores periféricos (usura e irresponsabilidade) do sistema bancário e artificialismo das bolsas, deriva da incapacidade da chamada economia real, produtora de mercadorias, de reproduzir valor numa dimensão capaz de pagar o aluguel do dinheiro (juros e principal) e, igualmente, da geração de impostos capazes de adimplir os juros da colossal dívida pública. Assim, a crise nada mais é do que a ponta do iceberg que nasce do limite interno absoluto do sistema produtor de mercadorias e se evidencia primeiramente na falência do seu instrumento regulador, o Estado, já de há muito evidente, e posteriormente no sistema financeiro, como agora acontece, para, num futuro próximo, paralisar substancialmente todo o sistema produtor de mercadorias.

(artigo publicado no Jornal "O Povo")

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Dalton,
não há palavras para descrever a minha emoção quando vi o seu blog,de repente senti uma sensação maravilhosa de liberdade quando li suas palavras ( tão grande quanto o dia que o conheci)esse blog será minha pagina inicial, e você será referencia pra mim, vc é um fenomeno que eu pensei não existir mais, mas ele existe e se chama Dalton Rosado...

Abração do seu grande admirador e agora seguidor

CIÇO LIFRATE

cicolifrate@hotmail.com
não esquece de entrar em contato.

Postar um comentário