Considerações sobre o conceito do blog

O objeto primeiro deste blogue é conceituar a natureza da crise econômica, política e social em curso, através da análise do conteúdo intrínseco da negatividade da forma valor, relação social abstrata que se estabelece e se reproduz através da mercadoria e do dinheiro (mercadoria especial e equivalente geral), suas expressões materializadas, bem como a necessidade inadiável de sua superação como instrumento de emancipação humana e contenção dos crimes ecológicos contra a humanidade e o planeta Terra.

Recomendamos a leitura do artigo "Nascimento, vida e morte da forma valor" como forma
de entendimento do conceito do blogue.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sobre as manifestações no Brasil


Li, recentemente, um texto “de esquerda”, conforme ali frisado, sobre uma possível orquestração golpista de direita por trás das manifestações, que estaria incentivando a prática de determinados atos. Não concordo com tal raciocínio. É evidente que há equívocos nesse movimento, e eles se devem ao incipiente nível de consciência dos manifestantes, jovens na sua grande maioria, que desconhecem a natureza e a essência da crise de que são vítimas. Tal fato não deslustra a grandeza do significado das manifestações, que se trata de uma explosão de insatisfação popular contra tudo e contra todos.

A inconsciência se revela quando se pede paz, mas não se contraria e nem se sabe o que está na base da violência; pedem-se melhores salários, ou seja, mais dinheiro, sem se saber que é justamente o dinheiro que nos infelicita; pede-se o combate à corrupção e mais eficiência do Estado, sem que se saiba que o Estado é o instrumento opressor de regulação do sistema produtor de mercadorias, agora incapaz de produzir valor e impostos para o atendimento de demandas sociais básicas.

Na crítica às manifestações se evidencia um pavor da esquerda tradicional pelo fato dela estar encastelada nos seus partidos e nas instâncias do poder e de ser atropelada pela insatisfação popular nas ruas. Tal "esquerda" se apresenta como contrária ao sistema, mas não quer aprofundar a discussão sobre as alternativas de base, que necessariamente criariam um novo nível de consciência e um conceito de relação social de extinção da estrutura de poder "democrático" atual. Eles querem o poder socialista sob a forma-valor, onde se extrai mais-valia e se explora o trabalhador do mesmo jeito que no capitalismo liberal burguês. Direita e esquerda não diferem em nada na condução do poder, uma vez que os fundamentos que lhes dão sustentação financeira são os mesmos.

As manifestações, mesmo que se considere uma inconsciência sobre a necessidade de transcendência do capitalismo, intui, corretamente, sobre a deficiência das instituições do sistema capitalista republicano "democrático” e rejeitam políticos, partidos, sindicatos, e por aí vai...  Isso incomoda a política tradicional de direita e de esquerda, que são idênticas no que se refere à mediação social via sistema produtor de mercadorias. O povo começa a discernir sobre essa falsa dicotomia.

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade, no entanto o grande passo seria uma mudança cultural que os brasileiros tem de querer tirar vantagem em tudo, isso gera corrupção generalizada em todas as escalas da sociedade. Daniel Melo

Postar um comentário