Considerações sobre o conceito do blog

O objeto primeiro deste blogue é conceituar a natureza da crise econômica, política e social em curso, através da análise do conteúdo intrínseco da negatividade da forma valor, relação social abstrata que se estabelece e se reproduz através da mercadoria e do dinheiro (mercadoria especial e equivalente geral), suas expressões materializadas, bem como a necessidade inadiável de sua superação como instrumento de emancipação humana e contenção dos crimes ecológicos contra a humanidade e o planeta Terra.

Recomendamos a leitura do artigo "Nascimento, vida e morte da forma valor" como forma
de entendimento do conceito do blogue.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Cena Brasileira Comparada

No Ceará, no ano de 2013 foram explodidas 117 agências bancárias, e até agosto de 2014 já são 100. Tais fatos tornam insignificantes as ações de Bonnie e Clyde nos Estados Unidos, ou as invasões do bando de Lampião no nordeste brasileiro. Foi de cerca de 50.000 o número oficial de mortes por assassinato no Brasil em 2012, e que aumentou em 2013 e 2014, colocando a guerra entre palestinos e israelenses no chinelo. Cerca de 60% da população brasileira (114 milhões de pessoas) não tem nenhum modo de esgotamento sanitário (IBGE). Há um déficit de 6,5 milhões de habitações urbanas e cerca de 11 milhões de brasileiros vivem em favelas (IBGE), justamente num país de baixa densidade demográfica (22,43 habitantes por km²). É de R$ 1.943,00 o valor do salário médio do brasileiro (IBGE), e que contrasta com o irreal cálculo da renda per capita em relação ao PIB que não leva em conta a concentração de renda. O valor médio das pensões do INSS é de R$ 1.182,46, e quando o pensionista mais precisa comprar remédios. É de 38,7 milhões o número de brasileiros com planos de saúde e os 141,3 milhões restantes ficam sujeitos ao SUS – Sistema Único de Saúde – cujo atendimento à população dispensa comentários. Cerca de 45 milhões de brasileiros estão matriculados em escolas públicas com péssima infraestrutura e baixos salários para os professores, e com conteúdo educacional equivocado e falso que gera revolta entre os alunos, o que explica (ainda que não justifique) o grau de agressividade de alunos para com os seus mestres, ... UFA, tais indicadores mostram que vivemos numa sociedade de atrocidades.


Entretanto, o Brasil é uma maravilha se comparado à maioria das populações asiáticas (incluindo a China, a Índia e o mundo árabe), africanas, parte das populações americanas e parte das européias (regiões do leste e de menor parte do ocidente) e de menor parte da Oceania. Isso significa dizer que em pleno século XXI o mundo vive miseravelmente, e não é bom ignorarmos essa realidade e nos encantarmos com o brilho falso da prosperidade capitalista, que afinal existe, embora seja acintosa. O problema não é de incapacidade dos humanos, tão prodigiosos nas ciências, e nem de deficiência no gerenciamento político, mas de uma forma de relação social one world que sempre foi segregacionista, e que agora se tornou anacrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário