Considerações sobre o conceito do blog

O objeto primeiro deste blogue é conceituar a natureza da crise econômica, política e social em curso, através da análise do conteúdo intrínseco da negatividade da forma valor, relação social abstrata que se estabelece e se reproduz através da mercadoria e do dinheiro (mercadoria especial e equivalente geral), suas expressões materializadas, bem como a necessidade inadiável de sua superação como instrumento de emancipação humana e contenção dos crimes ecológicos contra a humanidade e o planeta Terra.

Recomendamos a leitura do artigo "Nascimento, vida e morte da forma valor" como forma
de entendimento do conceito do blogue.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A letra dos hinos

Na copa do mundo de futebol de 2014 que se realizou no Brasil tivemos oportunidade de conhecer as letras dos hinos dos muitos países que dela participam. O que chama a atenção é o conteúdo belicoso de tais letras, nas quais estão inseridas palavras como guerra, morte, sangue, defesa, etc. Tal vocabulário decorre de um fato inconteste: os países se formaram dentro de uma disputa territorial ou colonial na qual o vencedor geralmente obtinha a vantagem sobre os vencidos, e as independências nacionais foram obtidas em lutas que não significaram a abolição do caráter belicista de cada país independente. No momento em que escrevemos esse artigo explode mais uma vez o conflito entre judeus e palestinos com chuvas de mísseis de lado a lado; na Ucrânia se desenrola um conflito separatista; na África, no Iraque, e em vários pontos do mundo árabe grupos políticos religiosos e étnicos se digladiam entre si pelo poder territorial nacional, e a lista de conflitos seria intensa se aqui nós citássemos todas elas.



A humanidade convive historicamente com esse fratricídio graças ao caráter político-mercantil militar que sempre norteou e norteia a vida social de cada país nacional e as suas relações internacionais. A economia é o que define a política de cada país, e não o contrário. Assim, o interesse econômico é a pedra de toque que dita o comportamento da política internacional, e dentro desse critério de soberania da economia sobre a vida social, no qual o Estado e a política são meros subsistemas serviçais, sem soberania, todos querem conquistar mercados; obter vantagens comerciais; preservar as riquezas naturais para si em detrimento dos demais; etc., etc., etc. Tudo ocorre dentro de um reprovável figurino mercantil belicista.

É evidente que as características étnicas nacionais; as artes e a cultura nacional; o esporte nacional, entre outros aspectos da vida nacional, que são manifestações de identidades nacionais devem ser preservadas, e admiradas, mas o sentimento nacionalista exclusivista, muitas vezes racista (como o foi no nazismo alemão), e de predominante exclusão econômica, e que se pode inferir do texto belicista das letras da maioria dos hinos nacionais que levam os seus compatriotas às lágrimas, deve ser revisto, porque a cultura da paz não implica necessariamente no fortalecimento para a guerra, como sempre nos ensinaram, equivocadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário